ESTILO - CHOY LAY FUT


          KUNG-FU: A ARTE MARCIAL CHINESA

          A origem da arte marcial chinesa


          A história da arte marcial chinesa se confunde com a história da própria China, que com seus aproximadamente 5000 anos de existência possui muitos aspectos culturais que foram desenvolvidos no decorrer deste tempo.
          A primeira estrutura social organizada na região que hoje atualmente é a China, nasceu sob a forma de dinastia, cuja era chamada de dinastia Xia (2100 a.c. a 1751 a.c.), fundada pelo imperador Yu. Com uma sociedade mais organizada e estável, surgem os primeiros territórios, estes defendidos por seus habitantes. Nesta época, o conceito de arte marcial chinesa já se fazia presente na defesa das terras contra animais selvagens e outras tribos. Existem muitos artefatos como bastões de grande comprimento, pontas de lanças, machados feitos de madeira e pedras afiadas que datam deste período.
          Com o término da dinastia Xia e início da dinastia Shang (1751 a.c. a 1111 a.c.), os chineses passam a dominar a arte de fundir o cobre, e posteriormente o bronze, aumentando assim seu poder bélico. A cada dinastia que se seguia, se aprimorava cada vez mais a arte de fundição para a produção de armas, pois as guerras eram muitas entre os povos. Quando finalmente se estabeleceu a dinastia Zhou, os longos períodos de guerra cessaram, o que permitiu que o manejo dos metais fosse direcionado da produção bélica para a produção de instrumentos agrícolas. Posteriormente com o declínio desta última dinastia devido a rebeliões internas, surgiram dois novos períodos a serem conhecidos como Chun Qiu (Período da Primavera e Outono) e Zhan Guo Shi (Período dos Estados Guerreiros). O aprimoramento bélico voltou a ser fundamental, sendo desenvolvidas armas com material mais durável, cavalarias mais equipadas, balistas e catapultas com projéteis maiores e com maior poder de destruição.

          Durante o Período dos Estados Guerreiros, se exaltou a necessidade de aperfeiçoar as técnicas marciais que eram muito importantes para o sucesso de qualquer nação. Foi nessa época que surgiram grandes estrategistas militares como Sun Tzu, autor do livro mundialmente conhecido, "A Arte da Guerra". A partir da dinastia Han (206 a.c. a 220 d.c.) o taoísmo começou a influenciar a filosofia de luta.
Com a construção do Templo Shaolin localizado entre as cidade de Zhengzhou e Luoyang na província de Henan no ano de 495 d.c., o estudo do Budismo foi fortemente divulgado, sendo que o templo foi criado para ser o maior centro de estudo, tradução e difusão desta religião em toda a China.

          O templo teve como primeiro abade o monge indiano Badhra (Batuo).
Em 525 d.c., chega ao templo o monge Bodhidharma (Ta Mo), que logo se deparou com inúmeros monges que passavam a maior parte do dia meditando, se tornando assim fracos fisicamente, dessa forma estando sempre doentes. Diante de tal situação, o monge recém chegado introduziu as técnicas de Chi Kung (Qi Gong) às praticas diárias dos monges do Templo Shaolin. Muitos estudiosos atribuem a Bodhidharma também a introdução das artes marciais ao mosteiro, porém não se tem provas concretas sobre este assunto.
Bodhidharma foi o primeiro patriarca do budismo Chan (Zen), este que tinha como um dos princípios para atingir a iluminação a constante pratica de exercícios físicos para a revitalização do corpo e, por conseguinte, da alma. Provavelmente devido a esse princípio, os monges começaram a aprender técnicas marciais, sendo estas ensinadas a eles por nobres e militares que se refugiavam no templo. Como o templo era um local em que muitos estrangeiros, foragidos e convidados se hospedavam, os monges tinham acesso a inúmeros estilos de artes marciais. A partir deste momento começou a ser formada a arte marcial do mosteiro de Shaolin.

          O treinamento dentro do templo era dividido em salas, ou câmaras, sendo que em cada uma se desenvolvia um estilo. Eram 18 salas principais, em que cada uma possuía um monge responsável. Nenhum monge treinava em todas as salas, cada um era direcionado de acordo com sua aptidão física, os mais leves e flexíveis davam ênfase ao treinamento de técnicas mais acrobáticas, monges mais fortes e pesados praticavam estilos que aproveitavam sua força física.

          Nesta época, o Templo Shaolin começou a ganhar fama por toda a China, sendo sempre lembrado pelos seus monges guerreiros. Devido a esta popularidade, tornou-se grande o temor de alguns generais, que viam os monges como uma ameaça à seus impérios. Temendo uma rebelião contra o governo, o templo foi atacado e praticamente inteiro destruído. Até então, o treinamento no templo era reservado exclusivamente a monges, entretanto no ano de 1650, os abades do templo resolveram abrir as portas a discípulos leigos que iriam apenas desenvolver as técnicas marciais. Esta decisão foi tomada em virtude de possíveis ataques posteriores ao mosteiro, pois quanto maior o número de guerreiros, mais facilmente seria defender o templo.

          Outros quatro templos Shaolin foram construídos, sendo eles O-mei, Wu-dang, Fukien e Kwang-tung. Cada um destes lugares desenvolveu estilos próprios, que futuramente daria origem a muitos outros estilos. Os estilos de cada templo tinham suas próprias características, porém podiam ser divididos em duas grandes vertentes, estilos do Sul e do Norte.

          As técnicas criadas no norte possuem métodos mais acrobáticos, com chutes muito altos e técnicas de pernas bem elaboradas, os movimentos graciosos e extremamente trabalhados. Essas características derivam do tipo de terreno que existe na região mais ao norte da China, que se trata de um lugar mais montanhoso e frio, fato que fazia com que as pessoas usassem casacos pesados e andassem muito à cavalo, o que explica o uso abundante de técnicas de chutes altos com a impossibilidade de trabalhar movimentos amplos de braços devido a limitação que os casados empunham.
Por outro lado, as técnicas sulistas tinham como principal conceito as bases baixas com técnicas de mão potentes e chutes baixos e rápidos. No sul da china, principalmente Cantão, são encontrados muitos pântanos e terrenos alagadiços como arrozais, portanto se tornava mais fácil utilizar os braços e efetuar uma base baixa que era comumente usada na colheita do arroz.
Devido a ataques freqüentes aos templos, muitos monges e discípulos que já tinham um conhecimento razoavelmente grande, abandonaram o mosteiro. Famílias famosas como Hung, Lau, Choy, Lay e Mo fundaram estilos próprios e passaram a ensiná-los em academias que foram espalhadas por toda a China.


          CHOY LAY FUT: O SURGIMENTO DE UM NOVO ESTILO DE KUNG-FU

          Originário do famoso Templo Shaolin (Jovem Floresta) na China, o Wushu (Artes Marciais Chinesas), mais conhecido por nós como Kung Fu é o mais antigo e diversificado sistema de ARTES MARCIAIS.
Suas poderosas e refinadas técnicas permitem que seus praticantes adquiram reflexos apurados, bem como um ótimo condicionamento e equilíbrio mental, físico e espiritual. Sua prática constante, melhora a qualidade de vida e assegura ao indivíduo o aprendizado da autodefesa (defesa pessoal), caso haja necessidade da mesma.

          CHAN HEUNG E O CHOY LAY FUT

          O Choy Lay Fut , bem como muitos outros sistemas de Kung Fu, possui algumas diferentes histórias a respeito de sua origem. Diferentes famílias e linhagens geram este tipo de fator, muito comum na senda das Artes Marciais.
Falaremos aqui de uma versão a qual julgamos coerente e coesa em detrimento de certos contextos e fatos históricos.
As raízes do Choy Lay Fut, remontam sua fundação em meados do século XIX, mais especificamente 1836, quando o renomado Mestre Chan Heung o sintetizou e fundou.

          Chan Heung como já foi dito, foi o Mestre fundador do sistema Choy Lay Fut, nascido em 10 de julho de 1806, na aldeia de King Mui, cidade de Sun Hui, Cantão na China. Começou a treinar com a idade aproximada de 7 anos, com seu tio Chan Yuen Wu versado nas artes do Shaolin Kung Fu. Após dez anos de treinamento, tendo se tornado habilidoso, passou a treinar com o monge shaolin Choy Fook aprendendo o Choy Gar e com o monge Lay Yau San, o Lay Gar. Aos 30 anos de idade ele fundou sua escola que chamou de Hung Sing Kwon (Escola do Ganso Sagrado).
Nesta escola ele teve 18 estudantes mais próximos sendo que um deles chamado Jeung Yim. Supostamente contratado como empregado da escola, começou a observar as aulas ministradas por Chan Heung, mas como era forasteiro não podia estudar na escola (pois era uma regra da vila), então passou a treinar á noite sozinho, enquanto os demais dormiam. Chan Heung teria descoberto isso e vendo a habilidade do promissor jovem, começou a ensiná-lo às escondidas.Tempos depois, os Anciões da vila, sabendo de rumores e de certo modo desaprovando a situação, pediram para que Chan Heung tomasse uma providência.

          Chan Heung por sua vez, resolve mandá-lo para um velho conhecido, o Monge Ching Cho War Cern (Monge Grama Verde), um ex-monge de Shaolin, recluso no Monte Bakpei. Após algum tempo de prática, aprendeu não apenas a lendária técnica da Palma de Buda, mas também Fitoterapia Chinesa (trabalho com Ervas Chinesas).

          Jeung Yim então, retornaria ao encontro de Chan Heung e ambos incluiriam as novas técnicas advindas de Ching Cho War Cern ao Choy Lay Fut. Em algumas vertentes desta historia, é dito que o próprio Chan Heung teria treinado com Ching Cho War Cern e seu tio Chan Yuen Wu, não é citado.
O que é importante de fato observarmos, é que a denominação Choy Lay Fut, provém dos nomes Choy Fook, Lay Yau San e da palavra Fut que expressa Buda, em homenagem ás influencias do Templo de Shaolin, de onde de certa forma derivaram os sistemas que deram origem ao Choy Lay Fut. Portanto podemos seguramente dizer, que o Choy Lay Fut é mesmo que indiretamente, um estilo de Shaolin, pois os estilos do qual derivou nasceram no mais respeitado templo de artes marciais da antiga China.

          Sabemos que Chan Heung faleceu aos 69 anos de idade e guardamos algumas curiosidades a respeito da trajetória e feitos de Chan Heung; seus envolvimentos com sociedades secretas, grupos de artistas marciais que combatiam o imperialismo europeu na China, bem como a luta contra a dinastia Ching pela reinstalação da dinastia Ming e a participação de Jeung Yim (Jeung Hung Sing) nestes eventos, para futuras edições.

          O CHOY LAY FUT E AS INFLUÊNCIAS DOS SISTEMAS DO SUL E DO NORTE

          O Choy Lay Fut é um sistema de Kung Fu (Wushu), que possui influências dos sistemas dos Templos do Shaolin Sul e do Shaolin do Norte. Ressaltamos previamente, que Choy Fook, bem como Ching Cho War Cern, influenciaram o sistema ensinando técnicas do Shaolin do Norte, já Lay Yau San, técnicas do Shaolin do Sul; isso tornou o Choy Lay Fut um sistema dinâmico e diversificado, com características fortes dos melhores sistemas provenientes do Shaolin. Há um ditame que diz: “- Braços rápidos e poderosos como do sul, pernas fortes e indeferíveis como as do norte, criam a base e moldam o Lutador que manifesta o verdadeiro espírito”.

          JEUNG HUNG SING E O HUNG SING CHOY LAY FUT

          Logo após o reencontro de Jeung Yim com Chan Heung, Jeung Yim muda seu nome para Jeung Hung Sing, primeiramente para elogiar seu mestre, usando o nome da escola “Hung Sing Kwon”, e provavelmente para desviar a atenção dos Manchús, contra quem eles lutavam na época.
Jeung Hung Sing muda-se então para o local onde se desenvolveu o Hung Sing Choy Lay Fut, a cidade de Futshan, província de Guangzhou, China, onde fundou em 1839 sua escola, a Futshan Hung Sing Kwon; o ideograma Sing mudou de sagrado para vitorioso, ficando sala do ganso vitorioso e posteriormente, o ideograma Hung muda de Ganso para Herói, ficando sala do herói vitorioso. O Hung Sing Choy Lay Fut então, ensinado por Jeung Hung Sing, passa a ter o significado de “Choy Lay Fut do Herói Vitorioso”.

          Jeung Hung Sing desenvolveu este sistema, que se popularizou muito na região. Na época em que o Choy Lay Fut foi desenvolvido, as guerras internas e disputas entre escolas eram extremamente comuns, portanto uma característica do sistema muito evidente, era a necessidade de se formar lutadores muito eficientes em combate em curto espaço de tempo. Sua filosofia de combate, prima pelo ataque como sendo a melhor defesa e não só isso, todos os movimentos (técnicas) e golpes do Choy Lay Fut, tem como característica acerca de aplicação o princípio da dualidade (um mesmo movimento ter duas funções) e servir para ambos os propósitos, ataque e defesa; Ou seja, podemos sintetizar isso com um ditado popular do sistema: “Todo ataque é uma defesa e toda defesa é também um ataque”.

          Curiosidade 1 : Em detrimento deste sistema ter sido praticado na época por forças revolucionárias que lutavam contra o Império no século XIX (1800) antes de sua popularização, seu ensino de certa forma era secreto e os sons emitidos em golpes determinados, conhecido mais popularmente como Kiai (advindo do japonês); Sik, Wik, Há, dentre outros, eram usados como códigos para identificação de seus praticantes em conflitos e situações de risco, assim como eram usados em aula para desenvolver potência no momento dos golpes.

          Devido a grande popularização da eficácia do Choy Lay Fut em combate, a escola de Jeung Hung Sing passa a ser muito procurada e isso incomoda de certa forma outras escolas da região.
Jeung Hung Sing morreu de certa forma cedo, sofrendo uma emboscada em que oito lutadores armados o encurralaram. A história conta que Jeung Hung Sing, reconheceu alguns de seus agressores como sendo mestres de outras escolas a quem ele já havia derrotado, reza a lenda também que Jeung Hung Sing portava consigo, quando emboscado, um guarda chuva usado como arma para sua defesa e que teria posto abaixo por completo 3 dos lutadores, ferido muito gravemente outros dois e incapacitado por completo os demais. Jeung Hung Sing, porém, não saiu ileso do combate, seus ferimentos foram fatais e ele faleceu algum tempo depois do embate, deixando, portanto, seu legado nas mãos de poucos discípulos.

          Curiosidade 2 : Jeung Hung Sing teve um discípulo chamado Lui Chang, que ensinou Choy Lay Fut a Tarm Sarm (Tam Sam), que infelizmente apesar de ser um ótimo praticante, não pode concluir seus estudos com Lui Chang. Em função de uma briga interna ocorrida na escola, Tam Sam teve de se retirar e somente mais tarde pode concluir o estudo das formas com um colega e amigo chamado Wong To. Depois disso, Tam Sam tornou-se um renomado lutador de muita reputação e para preservar o bom nome do mestre Lui Chang, fundou uma escola em outro local, nomeou a sua primeira escola de Bak (Buk) Sing Kwon (Sala Vitoriosa do Norte). Surgiu então a partir dele o Sistema Bak Sing de Choy Lay Fut, do qual ele foi o fundador.

          Curiosidade 3 : Chan Heung teve dois filhos Chan Koon Pak e Chan On Pak; o mais velho Chan On Pak aprendeu com seu pai apenas as artes medicinais e encantamentos chineses, o mais novo Chan Koon Pak desenvolveu o Kung Fu e posteriormente assumiu a escola de seu pai, reunindo antigos alunos do mesmo e também de Jeung Hung Sing, tais como: Fong Yu Shu, Chan Yiu Sai, Chan Tai Shun, Leung Kuei, Wong Fook e outros que se tornaram a terceira Geração de Choy Lay Fut.
Um dos discípulos de Jeung Hung Sing acima citado, Leung Kuei (Leung Gwai), continuou a difundir o Choy Lay Fut, passando seus conhecimentos a Poon Dik que passou a seu filho Poon Sing e também a um dois mais renomados mestres da atualidade Lee Koon Hung. Este teve vários discípulos, dentre eles Mak Him Fai, Tat Mau Wong, seu irmão mais novo Li Siu Hung (que hoje é o responsável pela Lee Koon Hung International Association) e outros mais.

          O mestre Lee Koon Hung, pela sua dedicação e respeito pelos seus irmãos de treino, era visto pelos seus superiores como um promissor praticante. Nesta época o 1 o discípulo (instrutor mais velho da escola) de Poon Dik era Leung Sai que incentivou Lee Koon Hung a se profissionalizar no Kung Fu. Então, Leung Sai ensinou tudo que pode a Lee Koon Hung, que ficou muito lisonjeado e grato por dar-lhe à oportunidade de aperfeiçoar-se e treinar com ele empregando horas a fio de treinos diários.
Após alguns anos, Leung Sai tendo lhe ensinado tudo o que aprendera, resolveu recomendá-lo a um colega muito habilidoso em Choy Lay Fut chamado Chau Ping, que segundo muitos, possuía conhecimentos em nível pouco inferior em relação ao próprio Poon Dik. Quando Chau Ping viu Lee Koon Hung, logo se afeiçoou á ele e minutos depois o aceitou como discípulo.
Dizem que quando Mestre Lee Koon Hung se lembrava destes fatos, comentava: - “Eu apreendi muitas técnicas com Sifu Leung. Contudo em verdade, eu apenas comecei a ter compreensão real sobre Kung Fu após chegar ao Sifu Chau.”


          AS DEZ REGRAS DO CHOY LAY FUT KUNG FU POR CHAN HEUNG

  1. Os praticantes de Choy Lay Fut treinam com a finalidade de desenvolver uma base forte e saudável para seus corpos. Portanto o praticante deve continuar treinando e nunca desviar de seu caminho.
  2. Assim como nos ensinamentos Budistas, com o alto nível de habilidade obtido no Kung Fu é necessário um coração bondoso, gentil e paciente, pois também se desenvolverá a habilidade para cometer injustiça ou ferir. Você nunca deve usar outros para defender-se. Cometendo injustiça com o único propósito de ferir outras pessoas, você estará indo contra as regras e regulamentos da sociedade e governo.
  3. Respeite e obedeça a todos os praticantes anteriores de Choy Lay Fut, pois estes são seus superiores, isto se refletirá em sua educação e seu bom coração.
  4. Todos os seus colegas de classe são seus irmãos no Choy Lay Fut e pertencem à mesma geração. Aja com todos de maneira gentil, bondosa e confiável. Respeite a cada um através da confiança, amizade e honestidade. Não intimide irmãos mais fracos de maneira alguma.
  5. Irmãos no Choy Lay Fut não estão permitidos a lutar entre si. Para distinguir um praticante de Choy Lay Fut, é usado o movimento da garra de tigre.
  6. Não beba álcool e não coma carne em excesso. Álcool e carne em excesso farão com que você fique desorientado. Fazendo sua mente e seu espírito se tornarem confusos como resultado, acidentes podem acontecer que poderão causar danos ao seu corpo.
  7. Alunos não estão permitidos a ensinar pessoas de fora da escola, pois isso pode atrair problemas a você e aos outros. A exceção é se você considera essa pessoa de coração bondoso e gentil, então você poderá ensiná-la e passar seu conhecimento.
  8. Nunca use suas habilidades de maneira errada em outras pessoas acreditando que você é melhor do que os outros, pois isso só causará problemas. Não lute ou intimide outros apenas para mostrar que é melhor.
  9. Quando usando o Kung Fu que você aprendeu, você deve pensar em como se manter humilde e não ter orgulho do seu sucesso, nunca se colocando a frente dos outros. Se você usar seu conhecimento de maneira errada para ganhar dinheiro, então você estará no Choy Lay Fut como um traidor dos desejos dos fundadores e trará abaixo o nome da família.
  10. Se você não pode agir sob essas regras então deve partir, ou se quebrar ou se opor às regras, o Mestre deverá expulsá-lo da escola.

          GRÃO-MESTRE LEE KOON HUNG

          Grão-Mestre Lee Koon Hung foi o fundador da Lee Koon Hung Choy Lay Fut Association e foi reconhecido pelo mundo como autoridade proeminente em Choy Lay Fut e também em Fu Tai Ji Quan. Grão-Mestre Lee Koon Hung iniciou seu treinamento em artes marciais aos 12 anos de idade e após 5 anos de treino e intensos estudos, abriu sua primeira academia de artes marciais em Hong Kong. Durante sua carreira de 35 anos, o número de alunos em suas escolas chegou a 20.000 no mundo todo; escolas como as de Hong Kong, Austrália, América do Sul, Canadá, Malásia, Singapura, Europa e Estados Unidos da América.

          Dentre seus muitos feitos, destacaremos alguns:
          •  Foi mencionado em inúmeras publicações de Artes Marciais por todo o mundo; tendo sido eleito pela revista Inside Kung Fu, como o Humanista do ano de 1996, por ter doado 10.000 dólares, arrecadados em um Campeonato Internacional por ele realizado, para a comunidade carente nas imediações de sua escola em Ft. Lauderdale Flórida, bem como na de Hong Kong.
          •  Foi autor de 5 respeitados livros sobre Choy Lay Fut.
          •  Foi Presidente honorário e Árbitro Chefe da Hong Kong Martial Arts Association e Vice Presidente da Hong Kong Kung Fu Association.
          •  Instruiu muitos alunos que vieram a ser campeões internacionais de Full Contact, dentre eles seu próprio irmão, o respeitadíssimo Mestre Li Siu Hung e o renomado mestre Tat Mau Wong, entre outros.
          •  Grão-Mestre Lee Koon Hung, foi o primeiro Mestre de Artes Marciais permitido pelo governo americano a imigrar para o país, para ensinar sua Arte e sua Técnica. Tendo ele, sido ajudado neste episódio pelo Grão Mestre Chan Pui, famoso e respeitado artista marcial, representante do sistema Wah Lum de Kung Fu, que também residia na Flórida.

          A HISTÓRIA DO GRÃO-MESTRE LEE KOON HUNG

          O nome Lee Koon Hung é ainda trazido à tona, mesmo após sua passagem em outros tempos, quando se fala em um dos estilos mais populares de arte marcial do sul da China, o Choy Lay Fut. Seu nome é reconhecido por muitos, entre todos os diferentes estilos de arte marcial como um mestre supremo do Kung Fu chinês tradicional. Já decorreram mais de cinco anos de sua passagem e seu legado continua a crescer através de seus muitos estudantes que continuam a transmitir seus ensinamentos. Assim esperamos ajudar o leitor a conhecer as bases de um homem que conseguiu muito e que ajudou a promover as artes marciais chinesas tradicionais no mundo afora, compartilhando suas filosofias, bem como apresentá-lo àqueles que ainda não ouviram falar de um dos maiores Mestres de arte marcial do século XX.

          O Kung fu na infância de Lee Koon Hung

          Lee Koon Hung nasceu em 1942 em Cantão, na China. Aos cinco anos de idade, Lee Koon Hung e sua família se mudaram para Hong Kong, devido ao período político conturbado pelo qual a China estava entrando. A família Lee, que era bem pobre, queria uma vida melhor e mais segura, mas os tempos eram muito difíceis. Aos sete anos, Lee Koon Hung começou a trabalhar com sua mãe, realizando vários serviços de limpeza. Foi nesta época também, que começou a se interessar pelo Kung Fu e assim começou a treinar Hung Gar com seu tio. Como amava o Kung Fu, treinava bem e seriamente. Mais tarde, Lee Koon Hung se encontrou com Yan Cheuk Sun e começou a aprender informalmente o sistema Choy Lay Fut, embora muito de seu tempo era gasto ajudando sua família. Aos 11 anos já treinava em tempo integral em um escritório de uma fábrica. Aos 14 nos foi contratado por uma fábrica de roupas e encontrou Poon Sing, filho do então famoso mestre de Choy Lay Fut, Poon Dik. Um dia, durante o intervalo, Poon Sing encontrou o jovem garoto (Lee Koon Hung) praticando e reconheceu seu estilo imediatamente. Ele perguntou: “Quem é seu professor de Choy Lay Fut?” Naquela época ele estava sem professor, apenas praticando o que aprendera no passado. Poon Sing levou Lee Koon Hung à escola de seu pai, Poon Dik, para treinar.

          Choy Lay Fut na escola de Poon Dik

          Poon Sing era 14 anos mais velho que Lee Koon Hung e o ajudou ensinando algumas das bases do Choy Lay Fut. Logo após se juntar, o pai de Poon Sing, grande mestre Poon Dik, veio a falecer e a escola permaneceu aberta sem um Sifu e permaneceu conhecida como a Escola de Poon Dik, em respeito ao Grande Mestre. Poon Sing manteve a escola aberta, mas seus dois sihings, Leung Sai e Chow Bing ficaram encarregados de todo o ensino como instrutores chefes da escola. Poon Sing como era um homem de negócios muito ocupado, não tinha muito tempo para passar na escola. Mas Leung Sai e Chow Bing estavam impressionados com o jovem Lee Koon Hung e logo em seguida se encarregaram de seu treinamento. Ambos lhe ensinaram mais dos conceitos avançados que o ajudaram a adquirir um entendimento profundo do sistema Choy Lay Fut. Durante este período, Lee Koon Hung aprendeu muitas lições valiosas. Ele nos contou que naquele tempo, muitas pessoas tinham ciúmes dele. Devido a isso, freqüentemente dividia histórias de ciúmes com seus estudantes e em geral declarava, “quando as pessoas têm ciúmes de você, significa que você está fazendo algo direito!” Este conselho serviu para ajudar seus estudantes a continuarem a perseguir seus máximos e também os ajudou a manterem focados no treino e a não se perturbarem com coisas que os dispersariam de seus treinos. Em toda sessão de treinamento, a camisa de Lee Koon Hung ficava molhada de suor pelo treino árduo. Ele era uma espécie de prodígio, bom em lutas e formas e em um período muito curto avançou rapidamente. Quatro anos após ele ter se juntado a Leung Sai e Chow Bing, eles foram embora e abriram suas próprias escolas e apontaram Lee Koon Hung como instrutor chefe da Escola de Poon Dik. Durante este tempo, Lee Koon Hung fez muitos amigos trocou conceitos com outros professores de Kung Fu para compreender outras artes. Especificamente pelo fato de possuir pouca idade, também enfrentou muitos desafios, mas através de todos os obstáculos, perseverou e não deixou ninguém impedí-lo de realizar seus treinos. Lee Koon Hung sofria desafios freqüentemente. Uma vez foi desafiado por um mestre na arte da lança, que ouviu falar de sua habilidade com a espada e perguntou a ele se não queria participar de duelo amigável. A proposta foi aceita e o duelo terminou muito rápido com a vitória de Lee Koon Hung, que levou o mestre de lança para fazerem uma refeição juntos e depois se tornaram amigos. Lee Koon Hung gostava de compartilhar as técnicas que costumava usar para vencer seus duelos com seus estudantes. Também estava em algumas das melhores batalhas entre diferentes escolas em Hong Kong e participava de algumas batalhas, a maioria delas de Wing Chun contra Choy Lay Fut.

          Um lutador de Choy Lay Fut

          Durante um período de dez anos como instrutor chefe na escola de Poon Dik, Lee Koon Hung ganhou a reputação de ser um ótimo lutador e exímio artista marcial em Hong Kong. Muitos estrangeiros vieram treinar com Lee Koon Hung e com isso ele foi personagem de muitas revistas internacionais de Kung Fu, livros e jornais pelo mundo inteiro.O dinâmico jovem mestre se tornava cada vez mais conhecido por causa das várias competições que liderava com seus alunos. Durante o período em que Bucksam Kong - hoje conhecido como um mestre de Hung Gar -, tornou-se aluno de Lee Koon Hung, trouxe mais pessoas para Hong Kong para treinar. Isso finalmente abriu muitas portas para Lee Koon Hung nos EUA. Bucksam Kong começou a ensinar Choy Lay Fut e depois Hung Gar no Havaí, construindo uma forte reputação como um renomado mestre. Em 1968, Lee Koon Hung deixou a escola de Poon Dik e abriu a Lee Koon Hung Choy Lay Fut Association e também passou a ensinar no ginásio de Sik Ying. A partir daí ele passa a ser Sifu de duas escolas e reconhecido como tal. Lee Koon Hung acreditava no trabalho árduo e incentivava seus alunos a seguirem seus passos. Nesse período, o número de inscritos aumentou e estudantes estrangeiros continuavam a vir treinar com ele. Dessa forma enviou seus estudantes para fora para ensinar em outros locais e para atender a demanda de seus novos alunos. Isso comprovava que seu trabalho árduo estava se pagando.

          O infinito aprendizado

          So Kam Fook, colega de classe de Poon Dik e mestre de Choy Lay Fut formado, vinha observando Lee Koon Hung e queria completar o seu treino. Ele acreditava que Lee Koon Hung aprenderia muito rápido e estava muito orgulhoso de seu jovem Sifu. Ele ensinou a Lee Koon Hung as formas mais avançadas, armas, conceitos e teorias de Choy Lay Fut. So Kam Fook sabia que Lee Koon Hung era muito esperto e um trabalhador incisivo, pois os mestres daqueles dias queriam estudantes que trabalhassem arduamente. A maioria dos mestres de Kung Fu no passado aceitaria apenas pessoas que já tivessem valores certos, talento e que trabalhassem arduamente como estudantes. Dessa forma, as chances dos estudantes eram bastante boas para superar a arte. Muitas das teorias, formas e armas que So Kam Fook lhe ensinou, constituem a maioria do que Lee Koon Hung ensinara e o que seus estudantes continuam a aplicar no ensino de hoje. So Kam Fook alinhou o seu Choy Lay Fut e ensinou bastante ao seu estudante estrela. Lee Koon Hung falava freqüentemente de So Kam Fook e admitia que estava bastante impressionado pelas suas habilidades em Choy Lay Fut. Lee Koon Hung e os estudantes de So Kam Fook eram bem próximos e estavam todos prestigiando o memorial no funeral de Lee Koon Hung em Hong Kong, em 1996.

          Choy Lay Fut nos E.U.A.

          Lee Koon Hung enviou alguns de seus estudantes para espalhar o Choy Lay Fut nos E.U.A. Os mestres Mak Hin Fai e Tat Mau Wong foram os primeiros e são ainda muito famosos. Outros como Lee Siu Ming e Michael Punschke foram enviados para a Europa que também obtêm bastante sucesso. Já os estudantes foram enviados para ensinar e o Choy Lay Fut de Lee Koon Hung que estava se espalhando rapidamente. Nesta época Lee Koon Hung já tinha escrito cinco livros sobre Choy Lay Fut e foi apresentado em um pôster instrutivo, demonstrando sua arte marcial dinâmica. Em 1995, a matriz da Lee Koon Hung Choy Lay Fut Kung Fu Association mudou-se para Ft. Lauderdale, Flórida, EUA e o Grão Mestre Lee Koon Hung estava ensinando em tempo integral e trabalhando intensamente para construir uma escola de sucesso. Após três curtos anos, o Grão Mestre faleceu devido a complicações após um transplante de coração. Neste curto tempo ele organizou um torneio internacional e treinou muitos estudantes que tiveram sucesso em várias competições. Enquanto no hospital, Lee Koon Hung ainda nos ensinava de seu quarto, nós nos filmávamos fazendo formas e ele nos enviava correções por escrito. Mesmo estando em situação difícil, ele nos pediu para gravarmos fitas de áudio das aulas para nos ouvir treinando. Trata-se de um homem que trouxe um real significado para a palavra dedicação! Após o falecimento do Grão Mestre, o destino de sua escola estava incerto. O Mestre Li Siu Hung, irmão mais novo do Grão Mestre e estudante desde a idade dos sete anos, decidiu mudar-se para Ft. Lauderdale e manter a escola de seu irmão aberta. Ele estava mais preocupado com a reputação do Grão Mestre Lee Koon Hung do que com sua própria vida. Para seguir para outro país, ele deixou sua esposa e família em Hong Kong, sem saber falar inglês ou entender a cultura americana, mas rapidamente assumiu a escola a partir de onde seu irmão deixou. O ano de 2003 marcou o décimo aniversário da matriz da Lee Koon Hung Choy Lay Fut Association em Ft. Lauderdale, Flórida. Os estudantes do Grão Mestre Lee Koon Hung continuam a ensinar e treinar a arte que ele passou sua vida estudando. O Mestre Li Siu Hung é o atual presidente da World Lee Koon Hung Choy Lay Fut Association e ensina em tempo integral em Ft. Lauderdale, Flórida EUA. Como irmão mais jovem do Grão Mestre Lee Koon Hung e mais prezado estudante, ele permanece totalmente comprometido em manter a arte de seu irmão, o sonho e o legado vivos.