ESTILO - CHOY LAY FUT

          Há mais de um século, um jovem chamado Chan-Heung, que amava as artes marciais chinesas e que já havia tido uma profunda formação sob a orientação de um monge Shaolin: Choy-Fok foi aprimorar seus conhecimentos com para um famoso mestre chamado Lay Yau-Shan.

          Chan-Heung, então, o seguiu para aprender Lay-Kar Kung Fu, que era renomado por sua bravura em combate e movimentos rápidos. Como Choy-Fok e Lay Yau-Shan estavam satisfeitos com seu progresso e suas conquistas, o encorajaram a percorrer um longo caminho até a montanha Bak-Pai, que ficava na China central, para seguir um Monge chamado “Grama Verde” e aprender o sofisticado estilo Palmas de Buda, bem como seu poderoso golpe com a palma da mão.

          Chan-Heung foi aceito pelo Monge Grama Verde e, sob sua instrução, Chan adquiriu mais conhecimentos. Quando Chan-Heung voltou para casa, suas habilidades no Kung Fu eram soberbas e seu talento começou a ser admirado.

          Como o estilo de Chan-Heung englobava o de seus três mestres, e também suas próprias descobertas e experiências, ele acabou desenvolvendo um novo estilo de Kung Fu, único e completo. Para popularizar sua arte e torná-la fácil de identificar a chamou de "Choy Lay Fut".

          Por que ele escolheu este nome?

          A principal razão foi que Chan-Heung queria expressar o seu respeito e gratidão aos seus mestres. Chan pegou o nome de seu primeiro e segundo mestres , "Choy" e "Lay", respectivamente como as duas primeiras palavras , já que o seu terceiro professor , " Monge Grama Verde " tinha abandonado seu nome original devido a sua devoção ao monastério. Chan usou a palavra "Buddha" (Fut) que era a religião que o monge pregava e a colocou como a terceira palavra do nome de seu estilo. As três palavras, "Choy", "Lay" e "Fut" juntas se tornaram um estilo de Kung Fu que vem até nossos dias e que se tornou um dos estilos mais praticados na atualidade.

          O significado de praticar o Choy Lay Fut

          Como muitos estilos e práticas corporais, a prática do Choy Lay Fut traz um grande bem estar, que é derivado dos exercícios físicos feitos com energia e o faz diferenciar dos outras atividades, onde o objetivo maior é o desempenho. O Choy Lay Fut trata os exercícios e as respirações na mesma proporção, visando harmonia e equilíbrio entre o corpo e a mente.

          Seguindo a filosofia do Tao, o ser humano necessita do trabalho interno (meditação, respirações, mantras, posturas mentais...) e o externo (exercícios musculares, resistências aeróbios e anaeróbios...) para tornar-se uma pessoa melhor diante da natureza (Feng Shui). Desta maneira, pratica-se os exercícios externos conciliados aos exercícios de Chi Kung.

          Kung Fu sem Chi Kung não é Kung Fu.                              Leia mais ...